6 DICAS PARA FAZER UM ENSAIO ORGANIZADO.
O ensaio é como o estudo: uma parte ignorada, que muitos gostariam de pular, do caminho para o sucesso. Assim como estudar em grupo, ensaiar é difícil porque, mesmo se todo mundo chegar no horário (o que já é um milagre), normalmente a banda é composta por amigos próximos que preferem botar o papo em dia, tomar uma cerveja e abrir um pacote de salgadinhos antes de botar a mão nos instrumentos.
Bom, se você quiser ser profissional, não pode ser mais assim. Para ajudá-lo, confira 6 dicas para mandar bem nos ensaios.
1. Exerça disciplina ferrenha
Uma coisa é ter uma banda como hobby, para se divertir com os amigos. Outra é levar a coisa a sério e respeitar o público. Sua banda deve ter um cronograma ou datas marcadas para ensaios e todo mundo deve comparecer no horário marcado e ficar por toda a sessão. Aquele baixista muito louco, de quem todo mundo gosta, mas que sempre chega com pelo menos três horas de atraso, deve cair fora. Ponto final.
2. Envolva todo mundo
O ensaio serve para que cada um saiba seu papel e como o trabalho será distribuído. Note que isto vale não apenas para antes dos shows, mas também para sessões de gravação. A menos que você trabalhe com veteranos extremamente experientes, pode presumir que muitos imprevistos ocorrerão dentro do estúdio, fazendo todo mundo perder tempo e dinheiro (menos o dono do estúdio, claro). Ensaios permitem que a banda e o produtor entendam suas necessidades antes de gravar “para valer”.
3. Liste os problemas encontrados no ensaio
Você só pode administrar aquilo que medir, e só pode resolver um problema ao reconhecê-lo como tal. Durante o ensaio, anote os problemas primeiro, para depois pensar em resolvê-los. Eis alguns passos nos quais você pode prestar atenção: (1) os músicos devem aprender o arranjo da música; (2) estabelecer o melhor andamento; (3) achar o melhor instrumento e tom para cada parte da música; (4) eliminar músicos que não têm a pegada certa daquela faixa; (5) gravar o ensaio, criando uma demo de referência, de forma que no futuro cada parte da música seja reavaliada à luz da gravação.
4. Não pule para a parte fácil
O ensaio é o espaço para sua banda sair da zona de conforto (não o show, a menos que você queira arriscar cometer um desastre). Planeje para praticar consistentemente as canções de arranjos mais difíceis ou que de alguma forma desafiam vocês tecnicamente. A hora de crescer não é na “prova” (show), mas no treino.
5. Faça o show inteiro
Até para saber a duração total do show, use o tempo para ensaiar as piadas e firulas em geral, como as pausas na música e os solos em que cada integrante da banda é apresentado ao público.
6. Enxágue e repita
Marque com a banda uma meta para receber o feedback: a cada X ensaios (dois, dez, vinte – como vocês quiserem), vocês abrem um show online ao vivo para ouvir opiniões. O que deu certo? O que não deu tão certo? Qual arranjo está muito legal e o que ainda soa esquisito?
O escritor Malcolm Gladwell famosamente escreveu sobre a “regra das 10 mil horas”. Os Beatles se apresentaram ao vivo em Hamburgo, na Alemanha, mais de 1 200 vezes entre 1960 e 1964, acumulando mais de 10 mil horas de prática. Esse seria o número mágico necessário para ficar realmente bom em alguma coisa.